A estratégia da Nintendo: Castelo de Cartas

Vou formar uma pequena teoria conspiratória aqui hoje.
Falar da Nintendo é sempre um desafio. De um lado há os nintendistas fanáticos e devotos por todas as criações da empresa. De outro há os que odeiam a desenvolvedora em todos os aspectos.


Minha teoria é de que a Nintendo passou a usar uma estratégia como um castelo de cartas. Ela começou criando e desenvolvendo consoles que foram aclamados por grandes públicos.

Um exemplo foi o NES(Nintendo Entertainment System) que desbancou o Atari 2600 na década de 80. O "Nintendinho" foi o primeiro par de cartas no estratagema da empresa sendo dono do maior sucesso de vendas da história da Nintendo: Super Mario Bros 3.










Logo ingressou no mundo dos portáteis  com o Game Boy de 1989 e os Game & Watch fechando a década de 80 e preparando o caminho para a empresa nos anos 90. Esse foi o segundo par de cartas.







Agora a base que segurou o sucesso das duas últimas empreitadas de pares de cartas de cartas no estratagema da Nintendo: O Super Nintendo Entertainment System. Esse console foi o que deu o primeiro passo pra empresa seguir andar acima no seu castelo de cartas.

O SNES  foi o console mais importante da Nintendo, pois abriu a época da Ascensão dos Gamers. Seus jogos que marcaram época e seu estilo "moderninho" e simpático, fizeram dele o mais conhecido console da empresa. O SNES foi a base pro segundo andar no castelo de cartas, apesar de ter sua origem numa época de grande rivalidade entre empresas do então mercado de consoles.






Projeto PS-X

Uma fase importante que devemos ressaltar antes de continuar nossa viagem pela história das artimanhas da Nintendo é a fase do pouco conhecido Projeto PlayStation-X.
 A Nintendo tinha parceria com a Sony que desenvolveu o chip de som do SNES. Nessa época a Nintendo, que mantinha parceria com a Sony, planejava acoplar a mídia de CD no SNES(chamado na época de projeto PlayStation-X), mas após vários desentendimentos nessa parceria, a Nintendo cancelou seu contrato com a Sony, que era a criadora da mídia de CD juntamente com a Philips, e abandonou o projeto PS-X. Porém o projeto estava bem avançado no seu desenvolvimento e prometia ser revolucionário. Então, o engenheiro Ken Kutaragi, mentor do projeto PS-X, ficou numa situação favorável a ele e resolveu dar continuidade ao projeto. 
Nascia a Sony Computer Entertainment. SIM! Ele escolheu a Sony, sem que a Nintendo soubesse que estavam dando continuidade ao projeto que um dia abandonara. Em 3 de dezembro de 1994, foi lançado o PlayStation, que estreou a Sony no mercado de console.


Continuando com o castelo de cartas...



Em 1994, a Nintendo descartou uma carta falha no seu estratagema: O Virtual Boy. Esse console foi uma decepção, não só pra empresa, mas pra todo o público que estava começando a achar a empresa imbatível. Ele causava dores de cabeça e seu display vermelho irritava os olhos dos jogadores de forma generalizada. Então não contaremos essa carta para o castelo de cartas, mas vale ressaltar que problemas com jogos ruins, consoles fracos e baixo número de vendas  assolariam a Nintendo por toda sua história.







Agora o par de cartas que conseguiu com que a Nintendo se desculpasse ao público pelo fiasco do console anterior. Estou falando do Nintendo 64(o meu favorito). Com gráficos 3D e ainda usando fitas, o Nintendo 64 marca uma fase de sucesso e estabilidade para a empresa. Porém não ultrapassou o número de vendas do seu maior rival, o PlayStation.





Um outro par de cartas nesse segundo andar foi o Game Boy Color. Nesse portátil os jogos ganharam cor, já que na sua versão anterior(o GameBoy) eles não a possuíam. Jogos que marcaram época como a série Pokemon de Game Boy agora em cores ganharam ainda mais a simpatia e preferência do público.







Logo após, veio o lançamento do Game Boy Advance, que se mostrou mais dinâmico e de melhor aparência que o Game Boy Color. Deve se falar que sua tela era maior e os jogos tinham gráficos mais detalhados.






Na mesma época do Game Boy Advance, foi lançado o GameCube. Nessa época a Nintendo só podia contar com seus fãs do passado, pois não estava ganhando novos fãs no inicio dos anos 2000. O GameCube foi uma decepção em termos de número de vendas, mas mostrava gráficos muito melhores que do Nintendo 64. Um fato interessante é que a Nintendo melhorou a tecnologia de conectar portáteis com os consoles comuns(já visto antes no Nintendo 64 com o Gameboy).






A Nintendo estava numa situação não muito boa, em vista que seus concorrentes cresciam cada vez mais com consoles elaborados. Com a criação do Game Boy Advance SP(que não foi muito vendido) as coisas não mudaram muito, mas quando criaram o Nintendo DS de 2004, as vendas alavancaram e esse portátil ganhou o título de console mais vendido da história. Foi o pioneiro de jogos de telas com TouchScreen. Ele teve muitas atualizações de versões fabricadas, como por exemplo o Nintendo DS Lite, DSi e DSiXL.



A Nintendo e a 7ª geração de consoles
A Nintendo, nessa nossa escala evolutiva, está com o castelo de cartas bem grande. Mas, como eu havia dito no começo, um castelo de cartas é um estratagema instável e perigoso, em vista de que o mundo capitalista em que vivemos é algo em constante movimento e também muito arriscado em seus mercados. Com a mais recente criação da empresa, o Nintendo Wii, nasceu um grande desconforto nessa nova geração de gamers. O Wii não é de todo um console ruim, na verdade vendeu muito e é chamado de console de mesa mais vendido no mundo atualmente. Porém, as controvérsias sobre esse console giram em torno da potência. Ele surgiu numa época onde o público começa a ser mais exigente e mais detalhista em questões de Hardware. Seus maiores rivais(O X-box 360 e o PlayStation 3) possuem configurações muito mais avançadas e gráficos muito superiores. O Wii é uma decepção no quesito de Potência dos Consoles da Nintendo.

Agora entramos numa área crítica: o novo Nintendo 3DS e o previsto Wii U. Alguns dizem que são os maiores erros da Nintendo até hoje e outros discordam disso. Apesar de tudo, vemos como realmente a Nintendo parece adotar uma estratégia de criação como se fosse um Castelo de Cartas. Parece querer estar sempre atrás de seus rivais somente para manter uma tradição de personagens e remakes de jogos que marcaram época. Isso é aquele balanço que ameaça derrubar todo o castelo de cartas.



Durante essa nossa viagem, vimos que ela sempre impressionava em uma criação e depois decepcionava em outra. Talvez seja por isso que ela é uma das empresas mais conhecidas e carismáticas no mundo dos games. A relação que a empresa estabelece com o público; uma relação de "Tapas e Beijos" faz com que seja tão amada e aclamada como ao mesmo tempo é odiada e criticada. Essa proximidade que parece ganhar com os compradores é somente pelo fato de ser tão historicamente humana.
Mesmo adotando estratégias arriscadas, vendendo muito em tempos e menos em outros, criando estilos e desenvolvendo personagens de época, ficando atrás de seus rivais e tudo que sua história nos mostra; a Nintendo é a empresa que mais me apetece.

Por: Big K

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