A potência dos consoles da Nintendo!


Como todos já sabem, a Nintendo tem a fama de criar consoles de baixa potência para sua geração, ou seja, os consoles nunca foram os mais poderosos para rodar jogos mais exigentes. Será que sempre foi assim?
Confira algumas comparações, e veja quando a Nintendo ficou estagnada no que se diz respeito a tecnologia empregada em seus consoles.

5ª Geração (Época do incrível Nintendo 64)


Nessa época não havia muita diferença de hardware entre os principais consoles, o que fazia diferença eram os títulos de cada marca. Nesse tempo os principais consoles eram o Nintendo 64 e o Playstation 1.

Playstation 1: Possuía um processador de 33MHz (32-bits), e GPU com potência para criar 360.000 polígonos por segundo. Sua mídia era o CD (700MB).

Nintendo 64: Possuía um processador de 93MHz (64-bits), e GPU com potência para criar 800.000 polígonos por segundo. Sua mídia era o Cartucho (64MB).


Como se pode analisar, o erro do Nintendo 64 foi o uso de uma mídia de baixa capacidade que não podia utilizar todos os recursos o de Hardware do console, mas por fim, acabou sendo muito lucrativo para a Nintendo.

6ª Geração (Época do grande Nintendo GameCube)


Desta vez o console da Nintendo ainda seguia o rumo da época, e seu maior concorrente era o Playstation 2 e o Xbox.

Playstation 2: Possui um processador de 300MHz (128-bits), e GPU de 150MHz. Sua mídia é o DVD (4,7GB simples e 8,5GB duplo).

Xbox: Possuía um processador de 733MHz (32-bits), e GPU de 233MHz. Sua mídia é o DVD (4,7GB simples e 8,5GB duplo).

GameCube: Possuía um processador de 485MHz (64-bits), e GPU de 162MHz. Sua mídia é o GameCube Optical Disc (1,5GB).



Visando acabar com a pirataria, a Nintendo errou mais uma vez na mídia do console, dando pouco espaço para aproveitar o verdadeiro potencial do GameCube. Nessa geração a Nintendo realmente não obteve muito lucro.


7ª Geração (Wii e sua jogabilidade revolucionaria)


A 7ª geração foi a mais lucrativa para a Nintendo, até porque nessa época o Nintendo DS enchia os bolsos dos executivos, e o Nintendo Wii se tornava o "console de mesa" mais vendido na história da "Big N". Os concorrentes desta vez são o Xbox 360 e o Playstation 3.

Playstation 3: Possui um processador que possui 1 núcleo PPE e 7 núcleos SPEs (128-bits) que trabalham a 3,2GHz. Sua GPU trabalha a 550MHz. A memória é dividida em dois módulos, um de 256MB para o vídeo e outro de 256MB para o sistema. A mídia é o Blu-ray (25GB simples e 50GB duplo).



Xbox 360: Possui um processador de 3 núcleos (64-bits) que trabalham a 3,2GHz. Sua GPU trabalha a 500MHz. A memória é de 512MB, que é compartilhada entre o vídeo e o sistema dinamicamente. A mídia é o DVD (4,7GB simples e 8,5GB duplo).

Nintendo Wii: Possui um processador de 729MHz (64-bits). Sua GPU trabalha a 243MHz. Possui no total 88MB de memória. Sua mídia é o Wii Optical Disc (4,7GB simples e 8,5GB duplo).

O Wii não cometeu novamente o erro de possuir uma mídia de baixa capacidade, mas dessa vez cometeu o erro de possuir um hardware de baixa capacidade. Resumindo, a Nintendo apostou "todas as fichas" em seus games clássicos, o que de certo modo funcionou, mas impediu o console de possuir jogos mais atuais, como GTA IV, Resident Evil 5, dentre muitos outros, excluindo totalmente usuários HardCore da lista de públicos-alvo.

Por Starter

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Mario Para Sempre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo